Numa carta escrita em inglês e enviada ao Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que efectua visita a Luanda, os líderes da Frente Patriótica Unida solicitaram apoio dos Estados Unidos da América para realização das eleições autárquicas em Angola.
“Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para solicitar todo o vosso apoio ao Estado Democrático de Direito em Angola, mantendo a pressão sobre o presidente João Lourenço para a realização das primeiras eleições locais em todo o país, o único grande país do continente sem líderes eleitos localmente, para o desmantelamento das instituições partidárias, o acesso aos meios de comunicação públicos a todos os actores políticos, particularmente aos líderes da oposição e às Organizações da Sociedade Civil”, apelaram.
No documento assinado por Adalberto Costa Júnior (UNITA), Abel Chivukuvuku (PRA-JA), Filomeno Vieira Lopes (Bloco Democrático), os membros fundadores da FPU saudaram o convite feito a João Lourenço para uma reunião com Joe Biden, na Casa Branca, em Novembro último. Entretanto, alertam que “Angola precisa de um comércio justo e competitivo e não de ajuda!”.